domingo, 24 de julho de 2011

Game Stock Car - Acelerando forte no Brasil

Nome: Game Stock Car
Gênero: Corrida / Simulação
Distribuidora: Reiza Studios / NC Games
Plataformas: PC


















O Game Stock Car foi desenvolvido pela Reiza Studios, uma empresa de Londrina no Paraná. O jogo vem sendo produzido há quase 18 meses e surpreende, principalmente por ser algo quase 100% tupiniquim. Não estamos sendo pessimista com o nosso mercado, mas não estamos falando de algo simples, estamos falando sim de um jogo de corrida de verdade, de uma simulação real.

Antes de qualquer coisa é bom deixar claro o quanto estamos falando de realismo. Ele é um simulador, ou seja, é preciso tangenciar curvas, brecar antecipadamente e até pegar o vácuo do competidor da frente, em outras palavras, não é um joguinho divertido para se jogar sem se estressar, sem suar frio. Você vai sofrer, vai realmente participar de uma disputa onde os outros competidores, mesmo sendo virtuais, não darão mole.


E liguem seus motores!

O jogo é baseado no campeonato de Stock Car Brasil do ano letivo de 2010, onde correm Chevrolet Vectra e Peugeot 307 em um grid grande, com 34 carros. As mudanças para a categoria desse ano são poucas, a bolha do 307 agora é do 408 e ao invés de 34 pilotos, agora estão presentes apenas 31. Mas as pistas são as mesmas da atual temporada, o que muda é a ordem de algumas provas. Com um total de 12 provas, sendo em 10 diferentes circuitos, o modo campeonato segue a risca as provas da temporada, são elas:

1. Autódromo de Interlagos em São Paulo
2. Autódromo Internacional de Curitiba no Paraná
3. Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul
4. Autódromo Nelson Piquet – Jacarépagua no Rio de Janeiro
5. Circuito de Ribeirão Preto em São Paulo (circuito de rua)
6. Circuito do C.A.B na Bahia (circuito de rua)
7. Circuito Orlando Moura em Mato Grosso do Sul
8. Autódromo de Interlagos em São Paulo
9. Autódromo Ayrton Senna no Paraná
10. Autódromo Internacional de Velopark no Rio Grande do Sul
11. Autódromo Nelson Piquet em Brasília
12. Autódromo Internacional de Curitiba no Paraná

Em Game Stock Car é possível correr em treinos livres sem outros oponentes, corridas normais que simulam uma das provas do campeonato e o próprio campeonato em si, com as 12 provas na sequência exata. Todos os modos de jogo podem ser disputados tanto contra o computador, como também contra outros jogadores reais, ou até misturando os dois juntos. Em cada etapa do campeonato há os dias de treino, classificação e a corrida em si. Deixando ainda mais real, nos “dias” a largada é direto dos boxes.

Pilotagem de primeira

Dirigir nesse jogo é sensacional, tudo muito real e lado a lado como se estivéssemos realmente jogando títulos mais fortes do mercado como Gran Turismo 5. Ele é difícil, exige concentração e qualquer errinho bobo pode fazer você perder a prova. Mas fãs de simuladores irão se esbaldar com o título que fica muito mais perfeito em um volante com force feedback, indicado o investimento para o título. Diferentemente do primeiro Need for Speed Shift que exigia um volante, Game Stock Car não exige, mas a simulação fica mais precisa e pode-se dizer, gostosa para aproveitar mais do jogo.

O carro é completamente configurável e isso exige um certo conhecimento técnico na área. É possível configurar a aerodinâmica, relação de marchas, suspensão, força nos freios, pneus no geral como calibragem, tudo seguindo os mesmo princípios da realidade. Além disso, o jogo disponibiliza diversos níveis de dificuldade, ajustes de inteligência e agressividade dos pilotos, permitindo experimentar sempre novos desafios no jogo.


















Tecnicamente não é o melhor…

Tecnicamente falando Game Stock Car deixa um pouco a desejar. Graficamente ele é bem simples, mas não é ruim. Comparado a games como Forza Motorsports III disponível no mercado, Game Stock Car parece um jogo antigo.


Os carros são simples, texturas comuns, os circuitos também seguem essa tendência, apesar de terem outdoors e propagandas corretas em seus devidos lugares, não há um visual para deixar de boca aberta. As imagens do jogo em si que ilustram nossa análise são bem reais e comprovam bem o que estou falando. Há três diferentes câmeras para se jogar, dentro do cockpit, onde é possível ver o volante, mas sem as mãos, do capô do carro e uma visão de trás


34 jogadores?

Sim, 34 jogadores diferentes disputando dentro de uma única corrida, ou seja, grid repleto, todas as equipes e jogadores representando os pilotos oficiais. O multiplayer exige uma boa conexão dependendo da quantidade de pessoas que jogam ao mesmo tempo, mas não há falha alguma. Redondinho e perfeito.

Conclusão

Game Stock Car é compra certa para quem gosta de simuladores. O jogo tem excelente inteligência artificial, é perfeito para quem gosta de pilotagens emocionantes e pela primeira vez na história dos games temos a reunião dos mais importantes circuitos nacionais em um único game, sendo levada a categoria de Stock Car brasileira para o mundo todo já que a NC Games distribuirá o jogo internacionalmente.

O multiplayer em 34 jogadores, motiva a disputa com amigos constantemente e é semelhante a jogos clássicos de PC como o GP2 de Geoff Crammond, onde amigos montavam uma rede lan na garagem de casa para disputas intermináveis.

Link oficial do Game: Game Stock Car

Especificações tecnicas:
Plataforma: PC / Windows
Configuração Minima: Processador de 1.4 Ghz / Windows XP ou superior / 1GB RAM / Placa de vídeo compatível com Directx 9.0c com 128MB Video RAM / 4 GB de espaço livre / Internet para ativação inicial.
Configuração Recomendada: Processador de 2.6 Ghz / Windows XP ou superior / 2GB RAM / Placa de video compativel com Directx 9.0c com 512MB Video RAM / 4 GB de espaço livre / Internet para ativação inicial.
Idioma: Português, inglês e espanhol.
Multiplayer: Lan e Internet (até 34 jogadores).



0 comentários:

Postar um comentário