domingo, 5 de junho de 2011

Expectativas Microsoft - E3


Estamos a duas semanas do início da E3, e essa é a época em que as notícias começam a minguar - afinal, a maioria das produtoras prefere guardas os grandes anúncios para a feira. Com a Microsoft não é diferente, mas nós preparamos este matéria com um apanhado do que já sabemos que irá rolar, além de uma ou outra especulação.

A companhia garante que é na E3 que começarão a aparecer os primeiros games “hardcore” para o Kinect. Muita gente torce o nariz ao tentar imaginar um game mais elaborado em que o jogador simplesmente não precise usar os botões do controle nem um direcional analógico, mas o fato é que a empresa prepara games que usarão o controle e o sensor de movimentoas e voz ao mesmo tempo.

O primeiro título com o selo “better with Kinect” até já foi anunciado: trata-se de Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier, que ainda deve demorar para chegar. O game funcionará com o controle normal, como todo shooter que se preze, mas a experiência será melhor para quem tiver o Kinect. A expectativa é que seja possível navegar por menus ou selecionar opções dentro do próprio game utilizando gestos ou mesmo voz. Como Ghost Recon é um game estratégico, talvez dê para dar ordens por voz aos companheiros controlados pela máquina.

O mesmo tipo de interação estará também em Forza Motorsport 4. De novo, mais um game que aceitará o uso apenas do controle, mas combenefícios para quem tiver o Kinect. Desta vez, dá para esperar que o jogador possa virar a cabeça para o lado e piloto virtual ali na tela repita o movimento, ou algo do tipo.

Na seção dos “sem controle” mesmo, o maior destaque possivelmente será Star Wars. O game nem tem subtítulo ainda e está em desenvolvimento a um bom tempo - apareceu na coletiva do ano passado. Aliás, pelo que vimos em 2010, dá para prever um Star Wars com muita luta de sabre de luz no ar e tudo mais. Resta saber como vão resolver a questão da movimentação do personagem, e como dar profundidade (e, por quê não, seriedade) em um game que vai usar apenas o Kinect. Na apredentação ainda deveremos ter uma ideia melhor de como será o game da Vila Sésamo, além dos primeiros detalhes sobre Dance Central 2 e Kinect Sports 2. A conferir.

Para o Xbox 360 sem Kinect, não há como não esperar um novo Halo. O game saiu das mãos da Bungie (que foi incorporada pela Activision e tornou-se desenvolvedora multiplataforma) e passou para a 343 Industries, sediada na própria Microsoft, em Redmond. Os boatos sobre um remake do clássico Halo: Combat Evolved (o primeiro da série, lançado em 2001) são fortes - algumas “fontes próximas à indústria” até garantem que o game chega ainda este ano, para aproveitar a temporada de compras de Natal.

Ainda na coletiva da Microsoft, devem aparecer Bodycount (da Codemasters, anunciado no início do ano passado), Dead Island (da Techland), Mass Effect 3 (EA), Call of Duty: Modern Warfare 3 (Activision) e o novo Devil May Cry (Capcom). Todos são multiplataforma, mas nem só de exclusivos vive uma coletiva - GTA IV, por exemplo, já foi destaque na apresentação da MS em 2006. Como a Rockstar não terá estande nem fará uma coletiva própria no evento, o ambicioso The Agent deverá marcar presença no palco da fabricante do Xbox 360.

Já na rede Live, são esperadas adições de novas funcionalidades (e o serviço de streaming Pandora poderá ser uma delas, já que a própria companhia já revelou que gostaria de oferecer conteúdo para o Xbox 360). No campo da especulação, a Microsoft poderá finalmente anunciar o suporte para jogos gratuitos suportados por microtransações. Seria um movimento inédito entre os consoles, já que PlayStation 3 e Wii não oferecem nada do tipo ainda, e abriria as portas para os populares MMOs “freemium” de PC aparecerem no Xbox 360. Imagina o quanto que as produtoras coreanas poderiam faturar com isso? Sem contar a possibilidade de atrair mais e mais jogadores para a plataforma...

Continuando a série de especulações, alguns analistas apostam em uma queda de preço dos consoles da geração atual. Com o novo Nintendo já confirmado para aparecer (e candidato a maior destaque de toda a feira), não seria uma surpresa se a Microsoft http://www.blogger.com/img/blank.gifanunciasse uma redução no preço do Xbox 360, até como forma de competir com a Big-N, que tem tradição de lançar seus consoles sempre abaixo dos US$ 250.

Tudo isso (e muito mais, claro) nós ficaremos sabendo na E3 2011, que rola nos dias 7, 8 e 9 de junho em Los Angeles. GameTV estará lá para fazer a cobertura e trazer todos os detalhes, lançamentos e impressões dos jogos direto do Convention Center. E fiquem ligados, porque já no dia 6 rolam as primeiras coletivas de imprensa.


Fonte: GameTV


0 comentários:

Postar um comentário